Caminhos da Foz: turismo, cultura e oportunidades


Caminhos da Foz
O Caminhos da Foz é uma plataforma digital criada para promover o turismo sustentável, a cultura e o comércio local nos balneários da Foz do Rio Doce, em Linhares/ES.
A proposta nasceu dentro do projeto Enaltecer Pontalense, idealizado pela produtora cultural e empreendedora social Nani Pires, selecionado pelo Edital Doce, promovido pela Fundação Renova.
A iniciativa tem como objetivo principal criar uma vitrine virtual de alto impacto para comerciantes e prestadores de serviço nas regiões de Pontal do Ipiranga, Povoação e Regência, ampliando a visibilidade de negócios locais e consolidando o litoral norte capixaba como um destino turístico de experiências autênticas, natureza exuberante e cultura viva.
Inovação e desenvolvimento local
Como desdobramento do projeto, surge o INOVA PONTAL, uma ação estruturada para fomentar a cultura empreendedora no balneário. Através de capacitações presenciais, tráfego pago, criação de identidade visual e apoio ao marketing, empreendedores locais têm a chance de impulsionar seus negócios com base em inovação, tecnologia e criatividade.
O INOVA PONTAL acontece semanalmente e oferece 35 vagas divididas entre as modalidades coletiva e individual, com prioridade para quem participa ativamente dos encontros.

Nani Pires
Onde tem cultura, comunidade e propósito, ela planta caminhos.
Idealizadora do Projeto Caminhos da Foz e Produtora Cultural
Elaine Cristian Pires, mais conhecida como Nani Pires, é produtora cultural, empreendedora social e moradora do Pontal do Ipiranga desde 2010. Com uma trajetória ativa na valorização do território, Nani é a mente por trás do projeto Enaltecer Pontalense, responsável pela criação da plataforma Caminhos da Foz, selecionada pelo Edital Doce da Fundação Renova.
Coordenadora de marketing na empresa Inventos & Eventos e fundadora da Inventos & Conexões, Nani atua há mais de uma década fomentando a cultura local por meio de eventos marcantes como o Luau Elétrico, Cinema Comunitário, Folias Mirim e Toa à Toa.
É também responsável pela criação e gestão das redes sociais do Pontal do Ipiranga, que somam mais de 16 mil seguidores engajados, promovendo as belezas naturais, o comércio e os talentos locais.
Sua atuação vai além da produção de eventos. Nani:
Integra o Conselho de Cultura de Linhares (COMCULT) representando a Cultura Popular;
É membro do Conselho Municipal da Mulher (COMDIM);
Representa a cultura do Pontal no Conselho da Foz do Rio Doce desde 2019;
É cofundadora da ASPI (Associação de Surf do Pontal do Ipiranga) e do grupo Flores Pontalenses, formado por mulheres empreendedoras da região;
Atua como assessora de músicos locais, fortalecendo a identidade artística do balneário.
A frente do Caminhos da Foz, Nani une paixão pelo território, visão empreendedora e compromisso com o desenvolvimento humano para transformar o litoral norte capixaba em um polo de turismo sustentável, inclusão e oportunidades.